Tarcisio Praciano-Pereira

Eu trabalho com análise numérica computacional, com splines e quase-splines. Atualmente estou encarregado de duas disciplinas do curso de Matemática, Equações Diferenciais e Métodos Numéricos (Licenciatura oferedida também para as Engenharias) e Cálculo Numérico Computacional (oferecida também para o Curso de Engenharia e o Curso de Computação).

Por favor, veja as páginas de cada uma destas disciplinas, Cálculo Numérico Computacional ou Equações diferenciais e métodos numéricos
se quiser ter mais informações a respeito do meu trabalho nelas. Se o link não funcionar você pode colar na barra do navegador o endereço das páginas que
se encontra logo a seguir:

http://www.edo-metodos.sobralmatematica.org/
http://www.calculo-numerico.sobralmatematica.org/

O espirito de tudo que eu escrevo aqui é o do código aberto, quer dizer, todos os projetos aqui apresentados se encontram abertos para todos os efeitos, inclusive o de colaboração autoral, mas também o de simples crítica.

Programo em C, C++, LISP e Python (programas de análise numérica ou tutoriais para o ensino de Matemática). Clicando na foto você vai para a página onde estão as publicações de Matemática em Sobral.

Posso ser encontrado pelo endereço tarcisio(at)member(dot)ams(dot)org

Visite também o nosso drive virtual

http://www.4shared.com/file/11678126/407d333d/00Leiame.html

onde se encontra a produção científica e pedagógica do Curso de Matemática em Sobral.Meu escritório na Universidade

19 pensamentos sobre “Tarcisio Praciano-Pereira

  1. Meu professor amado do coração!!! Nem acredito que lhe encontrei!!! Não imaginas o quanto lhe aprecio e o quanto ficou marcado em minha vida.
    Eu fui sua aluna na FURG, não sei se está lembrado de mim? Sou da turma do Isaac Meloo Campos que foi seu bolsita, lembra? Xiiiiiiiiiiiiii, são tantos e tantos alunos em sua vida que fica um tanto difícil, né professor Tarcísio.
    Tem uma frase que você um dia em aula falou que eu guardo e multiplico ela por onde passo: ” que cada um tem o que busca…” e isso me marcou muito mesmo. Porque nos mostrou que não deviamos discriminar ninguém,… se o aluno queria aprender ele iria buscar o aprendizado em livros, como o professor/orientador… enfim… e aquele que quer o diploma também deve ter o diploma. Por isso “que cada um tewm o que busca”.
    Eu dei aula por dois anos de matemática, modéstia a parte fui uma professora muito amada peos meus alunos, direção e colegas, isso porque era isso que eu buscava, fazer a diferença. Mas com o tempo me senti angustiada no meio de tantos professores frustrados, que tratavam seus alunos como se fossem sei lá o que… daí aquilo foi me fazendo com que eu me isolasse daquele meio… Hoje faço teatro e pós-graduação em Arteterapia acho que o mundo precisa de mais humanos como VOCê professor!!!
    Eu estava enunciando o que aprendi com o Sr. e me deu um insight de lhe procurar aqui na net, já até tinha feito essa busca outras vezes… mas dessa vez fui mais feliz!!! porquwe lhe encontrei!!!
    Professor obrigada por teres me ensinado além de matemática como ser melhor como ser humano!!!
    Obrigada por existires!!!
    Quando crescer quero ser igual a você!!!

    Vilmabel

  2. Oi! professor, aqui é Luizito de Morrinhos, dos quadrados mágicos você, lembra. Prof, no mês passado eu ví na internet, uma nota sobre cubo mágico desenvolvido pelo o prof de matemática Walter Trump alemão e o engenheiro de computação francês Christian Boyer em 2003. o cubo mágico de 5x5x5 com os números de 1 à 125 que, dá 5 quadrados mágicos para onde somar 315. A nota também fala que eles também resolveram o cubo mágico de 6x6x6. O que eu achei interesante que na nota ainda diz, que há décadas era objeto de sonho de vários especialistas. Eu, que não conheço matemática resolvi estes dois cubo mágico em boucos dias resolvi. E hoje eu estou tentando resolver o cubo mágico de x7x7x7. Estou enviando o link onde fala a respeito do cubo mágico.

    http://www1.folha.uol.com.br/folha/ciencia/ult306u10699.shtml

    Não entendi, porque eles chamam o menor cubo mágico o cubo 5x5x5; pois eu, também resolvi o cubo 4x4x4.

    entre em contato, será um prazer falar com você.. tel: 088-96364112 e-mail:luizitomorrinhos@hotmail.com
    Um abraço.

  3. Luizito: ok professor. Você entrou no link que eu lhe mandei, lá tem maires informações a respeito.
    tem como você persquisar mais sobre cubo mágico, antes que o Walter Trump lhe responda. esperemos; a gradeço a sua colaboração. Gostaria um dia de conversar de novo com você pessoalmente.

  4. Oi professor; acabo de preencher o cubo de 7x7x7. Ou seja: 7 quadrados; onde, cada linha e coluna e as duas diagonais maiores tem a mesma soma de 1204. E eu, já começo a tentar resolver o cubo de 8x8x8. Só vou pará, quando eu fizer até o cubo de 10x10x10. LUIZITO

  5. Luizito. Pelo que o Walter Trump disse; entendi, que faltava apenas a fórmula para fazer o cubo mágico de 5x5x5 e a fórmula de 6x6x6. E que a fórmula de 7x7x7 e 8x8x8 etc… já era conhecida. Mas professor, a fórmula de 7x7x7, e a mesma de 5x5x5. Pois, eu descobri como fazer 5x5x5 e, para e mim fazer o 7x7x7, usei o mesmo método do 5x5x5. Agora o cubo de 6x6x6 é outra fórmula que eu, tambem consegui. O 8x8x8 ainda é outra fórmula diferente da de 6x6x6. Provalvelmente eu, irei consegui, pois eu, viz o 4x4x4, que ele disse, não ser cubo magico perfeito.

  6. Luizito. O 4x4x4 professor ele o Walter conhece, ele diz e explica que, o 4x4x4 não é um cubo perfeito como o 5x5x5 e 6x6x6. Eu, gostaria muito de falar persoalmente com você. Também professor eu, em poucos dias consegui resolver estes cubo magico, enquanto para cada cubo mágico que algum matemático resolveu são em datas longe uma da outra. Em 1866 fizeram o 7x7x7, em 1875 o 8x8x8, em 1888 o 11x11x11, em 1905 o 9x9x9, em 1974 endendeiram que o 4x4x4 é impossivel, em 1981 o 12x12x12 e finalmente em, 2003 o 5x5x5 e o 6x6x6. Professor eu posso provar para você que eu, não estou copiando o trabalho deles não. Até porque o meu método de preencher é diferento do deles. Se eu fizer o 10x10x10 professor eu, acretido que existirá cubo imposível para mim. Como para fazer qualquer tamanho de quadrado mágico é nessessário saber três regra que eu, ás conheço. Acredito também que para fazer qualquer tamanho de cubo mágico precisa tem de apenas três regras. Amanhã professor daria pra mim e aí em Sobral, mas; não de você. Um abraço

  7. Luizito. Há! não vi eles falar do 10x10x10. E arrazão porque precisa de três regras professor; eu, concluí assim: (1) os de ordem ìmpar
    (2) os de ordem par, múltiplos de 4
    (3) os de ordem par, não múltiplos de 4

  8. Luizito. Oi professor; neste momento eu, acabo de concluí o cubo de 8x8x8, que é utilizado os números de 1 à 512, fazendo assim; 8 quadrados para onde somar dá: 2052. Em cada quadrado tem 18 somas iguais, neste caso, para concluí o cubo; tem 144 somas de 2052

  9. I have been exploring for a little for any high-quality
    articles or weblog posts on this kind of space . Exploring in Yahoo I finally stumbled upon this web site.
    Studying this information So i am satisfied to express that I’ve an incredibly just right uncanny feeling I came upon just what I needed. I so much certainly will make certain to don?t forget this website and give it a glance regularly.

  10. Prezado professor, encontrei por acaso na net um PDF seu intitulado Cálculo Avançado, datado de 2006. Verifiquei, no entanto, que estava incompleto, faltando o final do capítulo 10 e, pelo que pude entender, o último capítulo (11?). Bem, pergunto: o livro foi finalizado? Encontra-se disponível para baixar? Não sou matemático, aliás, interrompi a faculdade de matemática no quarto período, mas estudo como auto-didata, e seu livro me pareceu muito bom, gostaria de tê-lo completo.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s