Uma civilização de bricolagem

A DIY Civilization

Uma civilização de bricolagem

http://www.yesmagazine.org/planet/a-diy-civilization?utm_source=wkly20120817&utm_medium=email&utm_campaign=titleShaddox

Poderemos criar as máquinas da sustentabilidade moderna, baratas e próximas do ser humano?
 
 

Documentos para ações

publicado em 26 de Março de 2012 na YES magazine

Um forno de padeiro, uma escavadeira, uma fura-poços, de acordo com o empreendedor social Marcin Jakubowski, se encontra numa lista de cerca de 50 itens que seriam necessários para garantir-nos um modo de vida moderno e confortável.

Tais  máquinas não são apenas essenciais, explica Leifur Thor, elas também são caras, dificeis de serem reparadas ou construídas e se tornam obsoletas em poucos anos. Thor é um membro voluntário da  Open Source Ecology, (Tecnologia aberta) uma empresa sem objetivos de lucro criada por  Jakubowski com o objetivo de desenvolver a Global Village Construction Set   (Ferramentas de construção da Vila Global). As ferramentas irão compor máquinas de natureza modular, duráveis, que cada um posso construir e dar manutenção, de forma local, de uma maneira sustentável, usando material local, com frequência de metal do assim  chamado lixo.    A OSE (Open Source Ecology) deseja criar um cardápio de máquinas duráveis, modulares, que indivíduos posssam construir e manter. A OSE irá repassar os modelos para quem os desejar. O dinheiro que um fazendeiro estaria repassando para uma grande empresa para comprar, por exemplo uma colheitadeira, ficará na comunidade local. O impacto sobre o meio ambiente do transporte de uma longa distância de uma equipamento como este de grande porte, irá desaparecer. Estas máquinas custariam aproximadamente um quinto do preço de suas equivalentes produzidas por fábricas.

“Para  nós é uma obsessão este projeto e temos em mente que o que estamos criando será de máximo benefício, de custo mínimo e de longa duração,” diz  Thor.

Os desenhos preliminares de uma máquina a vapor apareceu no sites do grupo, comentários são bem vindos. “Estamos envolvendo o mundo inteiro em pesquisa e desenvolvimento”, diz Thor.  Apesar de que “Ferramentas de construção da Vila Global” ainda esteja em planejamento, já existem entusiastas pensando em como fazer uso do material produzido. Através do site da OSE (Open Source Ecology) as pessoas interessadas na criação de comunidades sustentáveis estão se comunicando com outros em suas regiões geográficas locais. Uma companhia da California está planejando usar os tratores modulares da OSE na construção de prédios sustentáveis usando terra comprimida.

Marcin Jakubowski explica as origens da OSE:
– Colleen Shaddox escreveu este artigo para  YES! Magazine, uma organização americana sem fins lucrativos que difunde ideias voltadas para ações práticas.
– Tarcisio Praciano-Pereira fez esta tradução

Interessada?

    * 7 Soluções inteligentes para trabalhos do tipo faça-o você mesmo (bricolagens) uma alternativa para você que está em busca de trabalho – faça o seu! Aqui se encontram sete formas diferentes de instrumentos, treinamentos e mesmo ideias brilhantes para que os trabalhadores comecem a produção.
    * O movimento “Down and Dirty Movement” (Mãos à obra) para inventar novamente as fazendas os documentários de Greenhorns acompanham jovens fazendeiros que está na busca do seus próprios caminhos para produzir uma agricultura revolucionária.
    * Em “Face desta Verdade” “In the Face of This Truth” – está no momento de falar honestamente a respeito de “não ao colapso” e como alguns estão encontrando a resposta.

 

 

 

 

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s