textos de Marcos Paulo Schlickmann [13] Incentivo aos meios alternativos de transporte

é a guerra pelo espaço na cidade, de um lado o ser humano que precisa se locomover, do outro lado o consumismo automobilístico excitado por empresas que sentem que o fim está chegando…

Qual é a maneira mais eficiente para 50 pessoas chegarem ao trabalho?

Qual é a maneira mais eficiente para 50 pessoas chegarem ao trabalho?

na bicicleta

Neste texto quero fazer um contraponto ao que publiquei sobre taxação da poluição (http://goo.gl/syX7DP).

Caso não tenham lido, neste outro texto (http://goo.gl/bQadRr) eu referi que existem basicamente duas maneiras gerais de tratar os problemas da mobilidade urbana: Medidas de taxação, que forçam a mudança de comportamento (push/empurrar) ou medidas de incentivo, que de certa forma indicam uma melhor opção (pull/puxar). Também podem ser chamadas de “hard measures” e “soft measures”, respetivamente.

Portanto os incentivos monetários a quem polui menos ou a quem usa um meio de transporte diferente do carro se enquadram na segunda categoria, pois não forçam a mudança dos padrões de deslocação e sim convidam à reflexão.

Vocês já notaram que o estacionamento gratuito nos locais de trabalho, nos shopping centers, universidades, escolas…, não é nada mais que um subsídio indireto a um cliente/funcionário/estudante que vai de carro? E que este subsídio é…

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