textos de Marcos Paulo Schlickmann [18] A estigmatização da bicicleta

Bem interessante! retrata uma burrice e não um conservadorismo, se pudermos entender “conservadorismo” como uma ideologia de preservação, no caso o meio ambiente e aí eu sou um conservador, mas estes jornalistas são simplesmente burros porque não entendem que nos encontramos à beira (ou talvez mesmo dentro) dum terrivel buraco ecológico do qual não tem saída e a Humanidade ou a cultura existente desapareceria – alguns humanos talvez escapassem mas reduzidos a uma situação cultura semelhante a da idade da pedra. Não quero isto e sou então um conservador. Mas os que não conseguem entender isto são, mesmo, burros. Nós ciclistas conscientemente ou não sabemos desta crise ecológica que se avizinha.

na bicicleta

Neste texto vou escrever sobre duas formas distintas de estigmatização da bicicleta como meio de transporte urbano:

  1. A primeira se refere ao comportamento dos jornalistas conservadores que veem o ciclista como minoria de classe média alta que não tem por que reclamar, afinal é rico e o pode ter carro. Este comportamento é mais visível no Brasil que em Portugal;
  2. A segunda se refere aos maus técnicos e ao péssimo costume de fazer ciclovia só por fazer. Porque é bonitinho, é “verde” e não para necessariamente aumentar a procura/demanda ou melhorar a oferta existente.

1:

Acho que já está bem entendido pela maioria da população e decisores políticos que o incentivo ao automóvel e ao rodoviarismo, em detrimento dos outros meios de transporte, foi o principal culpado para chegarmos na situação atual de poluição, consumo excessivo de recursos, aquecimento global (ou não), e principalmente na situação de uso não democrático…

Ver o post original 1.043 mais palavras

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s