F ( Saúde, meio_ambiente, mobilidade_urbana ) = bicicleta

Ir de bicicleta para o trabalho, para a Escola ou mesmo para ir às compras poderia ser saudável  e divertido, se não houvessem tantos carros a atrapalhar no trânsito.
Eu não espero, de imediato, ver os carros desaparecerem. Até gostaria, mas por uma questão mesmo de Matemática, equilíbrio de sistemas dinâmicos, eu sei que eles não vão desaparecer duma hora para outra, devido as grandes forças que mantêm este sistema em movimento:  interesses econômicos de grupos ganham imensamente com o mal estar que proporcionam a todos com o consumismo automobilítico e o egoismo destes grupos e seus vassalos adminstradores publícos que se acachapam ante estes interesses.
Eu ando de bicicleta desde 1970, claro, depois de crescido, porque comecei a andar de bicicleta com 9 ou 10 anos com Gerardo Pereira me deu uma bicicleta novinha e saiu pelas calçadas da Dr. Morais, em Belém, correndo para ensinar-me a andar de biclicleta.  Comecei em 70, morando em Grenoble, onde não podia comprar um carro, era uma bicleta velha, de terceira ou quarta mão e houve até um tempo em que os pedais se estragaram ficando num ângulo âgudo e ficou assim porque eu não tinha mesmo dinheiro para fazer o reparo.
Depois, em 1974 montei uma bicleta dupla, dois pares de pedal, dois celins, dois guidons….foi o geito para fazer DuplaAna Fátima andar de bicicleta e assim anda a turma toda, eramos cinco, pedalando em Upsala de inverno a inverno.  Bom, de inverno a inverno somente eu e algumas vezes um dos meninos comigo.
Em 1991 fui atropelado dentro do Campus da Universidade Estadual de Maringá por uma colega professora, foi quando interrompi o ciclismo por uns tempos. Mas recentemente recomecei, em Aveiro e de volta ao Brasil tenho me aventurado aqui e alí a insistir em ciclismo nesta loucura em que o tráfego consumista de automóveis transtorna a vida da cidade.

Deixe uma resposta

