Incêndios e queimadas

Incêndios e queimadas

Tarcisio Praciano-Pereira

Por favor, repasse, altere, melhore com suas ideias mas ajude a prevenir os estragos no meio ambiente com queimadas, uso de fogos de artifício ou matança dos pequenos animais com baladeiras. Este texto não é meu, é apenas um sugestão no sentido de preservarmos o cenário em que tentamos sobreviver.

Ontem, em Sobral aconteceram dois grandes incêndios, um deles dentro do IBAMA, e outro foi nas vizinhanças do aeroporto.

Não sei qual a razão dos mesmos, mas muito certamente são consequência da baixíssima umidade aliada aos infelizes fumantes este é um quadro comum dos incêndios nas beiras das estradas.

As consequências destes incêndios são muito graves, eles destroem o restinho da melhor alimentação que ainda existem na terra que fica nas camadas mais externas do solo tornando mais provável o uso de adubos químicos para novas plantações com as consequências que todos conhecemos de envenenamento de nossa comida e, claro, mais enriquecimento da indústria química.

Outra consequência muito grave é o aumento de partículas no ar que respiramos ocasionando problemas respiratórios.

Ninguém, em sã consciência pode querer que ocorram tais incêndios e penso que a solução consiste na prevenção como o melhor remédio e veio-me à memória algumas medidas para este problema

1. estabelecer um programa de umidificação das áreas conhecidas como potencialmente preparadas para os incêndios. O corpo de bombeiros deve ter uma visão clara dentro das cidades e nas estradas onde a probabilidade deve ser maior de incêndios e poderia mantê-las úmidas, diáriamente. Sem dúvida é mais barato, por todos os aspectos como de preservação da terra, dos problemas respiratórios e mesmo de combate aos incêndios se houver um trabalho de prevenção. Apesar de que não estejamos acostumados a pensar em prevenção, seria uma educação das autoridades tratar desta forma os problemas.

2. Uma campanha nas escolas, sistemática, intensiva, contínua. Aquilo que for dito as crianças de modo que elas realmente compreendam e fiquem convencidas, irá ecoar nos adultos que convivem com estas crianças. Eu pessoalmente tenha uma experiência bem clara disto, pois, vivendo na Suécia, meus filhos recebiam na escola, em cada início do período letivo, um manual de trânsito que era discutido cuidadosamente com as crianças em particular no que lhes dizia respeito à segurança no trajeto casa-escola. Entretanto o manual continha aspectos que estavam claramente dirigidos aos adultos ao volante, e posso hoje, passados trinta anos, lembrar-me de algumas desta lições que as crianças recebiam na Escola e que na verdade eram dirigidas aos seus pais. Certamente que se for feita uma campanha intensa nas Escolas sobre o significado perigoso dos incêndios, conseguiremos convencer muitos adultos a terem cuidado com as baganas acesas de cigarro.

3. O trabalho dos bombeiros, num processo preventivo, pode ser acompanhado de cartazes fixos nos próprios carros, bem redigidos, bonitos, voltados para convencer aqueles que ficarem expostos à sua visão, da importância e da gravidade do trabalho preventivo convidando a população à participar da defesa do meio ambiente que nos pertence a todos. Posso trazer como exemplo que eu mesmo controlei um pequeno incêndio, ontem, num terreno baldio vizinho à minha casa onde começava a arder o lixo abandonado no mesmo. Com uma dezena de baldes de água eu consegui eliminar o fogo que estava apenas começando, mas que iria se espalhar por um terreno de cerca de 800 m² tomado de vegetação quase seca.

Infelizmente as crianças, e muitos adultos que não atingiram um nível mental adequado, se divertem com a destruição. Quando criança, e me lembro perfeitamente, que considerava divertido matar pássaros ou calangros com baladeira, ou explodir fogos de artifício. Hoje sei quanto tudo isto é maléfico e me aproximo decididamente de crianças portando baladeiras para ir conversar com elas sobre a importância que têm os pássaros e a maldade que representa matá-los num gesto covarde e ignorante. Nem sempre consigo ter uma linguagem adequada, mas já tive o prazer conseguir que algumas crianças pelo menos se afastassem com as baladeiras desarmadas talvez para voltar à caça em local distante da minha presença. É preciso mais do que palavras, é necessário um trabalho pedagógico apoiado em fatos e fotos, bem montado para convencer as crianças da importância da preservação do meio ambiente e conseguir que elas se transformem em arautos desta defesa junto aos adultos com quem elas convivem. Obter isto significa conseguir que mais de 30% da população comece a defender o cenário em que vivemos junto com os grandes predadores do mesmo, os adultos.

2 pensamentos sobre “Incêndios e queimadas

  1. Republicou isso em Gerardo Pereirae comentado:
    As consequências destes incêndios são muito graves, eles destroem o restinho
    da melhor alimentação que ainda existem na terra que fica nas camadas mais
    externas do solo tornando mais provável o uso de adubos químicos para novas
    plantações com as consequências que todos conhecemos de envenenamento de
    nossa comida e, claro, mais enriquecimento da indústria química.

  2. Republicou isso em Matemática em Sobrale comentado:
    As consequências destes incêndios são muito graves, eles destroem o restinho da melhor alimentação que ainda existem na terra que fica nas camadas mais externas do solo tornando mais provável o uso de adubos químicos para novas plantações com as consequências que todos conhecemos de envenenamento de nossa comida e, claro, mais enriquecimento da indústria química.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s