3 de dezembro Dia Internacional do Não Uso dos Agrotóxicos

Porque 3 de dezembro?

Bophal, Índia. Madrugada do dia 3 de dezembro de 1984. Em uma zona densamente povoada, de 27 a 40 toneladas dos gases tóxicos metil isocianato e hidrocianeto, químicos utilizado na elaboração de um praguicida da Corporación Union Carbide, vazam e se dissipam pela cidade, quando os seis sistemas de segurança não funcionam.

30 mil pessoas, oito mil nos três primeiros dias, morreram devido ao acidente e, ainda hoje, estimativas indicam que 150 mil sofrem de doenças crônico-degenerativas causadas pela exposição aos gases letais.

A Union Carbide, posteriormente adquirida pela Dow Química, ainda se nega a fornecer informações detalhadas sobre a natureza dos contaminantes, dificultando que o tratamento médico adequado fosse dado aos indivíduos expostos. A região nunca foi descontaminada e até hoje representa um perigo à população.

O desastre químico foi considerado o pior da história e a data foi estabelecida pela Pesticide Action Network (PAN) como o dia internacional do não uso de agrotóxicos. A Dow é hoje uma das 6 gigantes do mercado de venenos e sementes transgênicas, e em 2012 faturou U$ 60 bilhões.

Querid@s,

Olá, gostaríamos de compartilhar com você que dia 3 de dezembro é o dia internacional de conscientização dos malefícios e luta contra o AGROTÓXICO.
Ajude a espalhar esta mensagem, 
Clique aqui e saiba mais!

O que são agrotóxicos?
Os agrotóxicos são substâncias químicas (herbicidas, pesticidas, hormônios e adubos químicos) utilizadas em produtos agrícolas e pastagens, com a finalidade de alterar sua composição, e assim, preserva-los da ação danosa de seres vivos ou substâncias nocivas.

Quais são seus danos?  
Hoje, o Brasil é um dos maiores compradores e utilizadores de agrotóxicos do mundo. As intoxicações por essas substâncias estão aumentando abruptamente, entre os trabalhadores rurais, pelo fato deles ficarem expostos ao produto, e por entre pessoas em geral que se contaminam por meio da ingestão desses alimentos tratados com o agrotóxicos.

Em que alimentos os agrotóxicos podem ser encontrados?
Eles podem ser encontrados em vegetais (verduras, legumes, frutas e grãos), açúcar, café, mel. Alimentos de origem animal (leite, ovos, carnes e frangos) podem conter substâncias nocivas que chegam a contaminar a musculatura, o leite e os ovos originados do animal, quando ele se alimenta de água ou ração contaminadas. Um mal à natureza e um perigo à saúde.

Problemas de saúde também estão ligados diretamente com o uso do agrotóxico, como por exemplo: o Mal de Alzheimer e transtorno do déficit de atenção com hiperatividade em crianças. A Agência de Proteção Ambiental dos EUA (EPA) considera esse composto como possível carcinogênico.

O agrotóxico faz mal à natureza e ao meio ambiente?
Segundo a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), o uso intenso de agrotóxicos causa a degradação dos recursos naturais como, solo, água, flora e fauna, em alguns casos de forma irreversível, levando a desequilíbrios biológicos e ecológicos. Além de agredir a saúde, o agrotóxico também contribui com o empobrecimento do solo. Estudos mostram que a utilização de pesticidas reduz a eficiência da fixação de nitrogênio realizada por micro-organismos, o que faz com que o uso de fertilizantes seja cada vez mais necessário.

Qual os sintomas em humanos contaminados?
Quando mal utilizados, os agrotóxicos podem provocar três tipos de intoxicação: aguda, subaguda e crônica. Na aguda, os sintomas surgem rapidamente. Na intoxicação subaguda, os sintomas aparecem aos poucos: dor de cabeça, dor de estômago e sonolência. Já a intoxicação crônica, pode surgir meses ou anos após a exposição e pode levar a paralisias e doenças, como o câncer.

Alguns consumidores, não satisfeitos em consumir os produtos convencionais com agrotóxicos e estão exigindo a produção de alimentos fabricados e armazenados sem agrotóxicos. Os chamados alimentos orgânicos são isentos de agrotóxicos e estão ganhando a atenção dos consumidores.

Descubra uma feira orgânica perto de você, clique aqui!

A 350.org apoia essa luta. junte-se também, conscientize-se no dia 3 de dezembro sobre os danos que os agrotóxicos provoca. Clique aqui e participe!

Um abraço e até breve,

Cerys Tramo​ntini
Coordenadora de voluntários
350.org Brasil

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s