Espero que seja um problema ultrapassado, mas vale o registro histórico: bicicletas não são bem vindas em Recife!

Assembléia legislativa do Recife é contra bicicletas

Segue relato de um amigo sobre o que ocorreu com ele na Assembléia Legislativa do Recife quando tentava estacionar sua bicicleta. Lamentável esse tipo de postura principalmente representado no discurso do segurança com superproteção para carros.

“Venho aqui relatar o episódio mais triste que me aconteceu até o momento desde a minha guinada para a bicicleta como modal principal.

Tinha eu chegado a Assembleia Legislativa da cidade do Recife, onde estava para começar a audiência pública, que iria discutir o projeto “novo” Recife. Para tanto, resolvi buscar abrigo para minha bicicleta no estacionamento da Assembleia. Entrando no mesmo, começo a buscar onde parar e travar a bike, segundos depois, aproxima-se um guarda militar, que cuida do estacionamento da Assembleia e diz que não é permitido nem transitar nem estacionar bicicletas naquele local. Logicamente, comecei a dialogar sobre o porquê daquela distinção e discriminação absurda já que via dezenas de carros estacionados naquele prédio público.
O guarda se referia a uma norma interna da Assembleia que impedia o acesso e estacionar de bicicletas nesse prédio “público”, tentei argumentar dizendo que um regimento interno deveria ao menos estar em consonância com as regras mais gerais do estado e do país, como o CTB, Constituição…

Infelizmente, falei para a parede, e a resposta que recebi foi aquele clássico “vamos saindo, vamos saindo”. O guarda agarrou minha bicicleta e a pôs na calçada, tentei ainda argumentar e mostrar que a minha bicicleta era um transporte tão legítimo como aquela dezenas de carros ali estacionados, e novamente a “resposta” foi “quer comparar um carro a uma bicicleta? Esse aqui é um prédio histórico…(a bicicleta deve “tirar” a beleza desse prédio histórico, né?)”…

Já muito abismado com a situação, disse que aquilo não iria ficar assim e que eu falaria com quem fosse para que aquela aberração fosse publicizada e que medidas fossem tomadas. Ele simplesmente mandou eu me retirar e soltou a famigerada frase do abuso de poder… “se retire desse local se não vou te prender por desacato a autoridade…”

Chocado e com muita raiva, tive que prender minha bike num poste no meio da calçada e subi correndo para audiência. Chegando ao sexto andar do prédio anexo da Assemblea, vi que tinha alguns deputados estaduais na sala da audiência, comecei a conversar com eles sobre o ocorrido, mostrando que era uma falta de respeito com quem vai de bike à Assembleia, que como já não bastasse o “bicicletário(?)” cheio de lixo da câmara municipal, agora a situação é ainda pior na Assembleia, onde nem ao menos podemos entrar ou estacionar nossas bicicletas. O mais receptivo a minha fala foi o deputado Daniel Coelho, que também ficou indignado e mandou chamar o chefe da segurança para dar-nos explicações. O chefe da segurança quando indagado sobre a situação, reiterou que, mesmo que falha, era uma norma do regimento interno e que condenava a ameaça de prisão por desacato. Por fim, ficou na conversa, ele falando que iria conversar com o policial que me expulsou e me ameaçou, daniel coelho conversando que iria tentar mudar essa norma, e, para mim, resta indignação dupla… em ser mal tratado tanto na câmara municipal, como na assembleia de onde fui expulso.

Gostaria ver esses senhores prenderem 30 bicicletas que chegassem de uma vez ao estacionamento por desacato a autoridade.
E, principalmente, que regimento interno é esse que mede a possibilidade e grandeza do cidadão pelo meio de transporte em que ele se dirige a assembleia. Uma lástima.
Enfim, fica meu desabafo com o péssimo tratamento que é legado aos ciclistas nesses dois prédios “públicos” da cidade do Recife.

Franzé Matos
Recife, 27/02/2013″

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s