Eu assino em baixo das palavras de Noam Chomsky, para mim, tortura é uma ação covarde.

Esta é uma história de Tortura Americana.

pelo Professor Noam Chomsky

Tradução: Professor Tarcisio Praciano-Pereira

Majid Khan ficoui nas mãos dos interrogadores da C.I.A. por   1,200 dias — pelo menos. Durante este tempo o desnudaram, enfiaram-no em banhos gelados, ele esteve “pendurado” por pelo menos um dia numa posição que o impedia de dormir, lhe negaram comida sólida por sete dias seguidos.

Há um ano, Majid Khan começou uma greve de fome em protesto contra o tratamento que recebia da e a resposta da  C.I.A. foi “alimentação involuntária pelo recto junto com hidratação pelo recto”. A bandeja de comida de Majid consitia de  hummus, pasta com tempero, nozes e passas, tudo isto tornado em pure para lhe ser feira “uma infusão rectal”. Isto se repetiu muitas vezes e num certo momento  Majid Khan tentou cortar sues próprios punhos.

Interessa-me o poder das palavras. Termos como “enhanced interrogation” (métodos avançados de interrogarório) ou “rectal feeding” (alimentação via recto) são apenas formas inteligentes para esconder a expressão verdadeira, ou a palavra certa, para descrever a forma como a C.I.A. estava tratando de  Majid assim com mais de 100 outras pessoas: Tortura.

A C.I.A. pode tentar esconder estas  atrocidades, porém é nosso dever fazer com a agência seja responsabilizada. Diga as autoridade dos  E.U.A. que não aceitamos tortura.

De 2002 to 2008, o governo americano fez com mais de 100 homens desaparecessem e tendo submetido a duzias destes à tortura usando os mesmos  “métodos de interrogação” usados contra Majid Khan.

Mesmo com um relatório recentemente produzido por um comité do  Senado apresentando evidência destas práticas abomináveis ou crimes horrendos, o Ministério da Justiça dos Estados Unidos da America do Norte se recusa a agir.

Na pratica o Ministério, aparentemente, se recusa mesmo à leituira do relatório mantendo-o num envolpe que não foi aberto.

Porém a verdade é impossível de ser negada e não há possibilidade de criar um jogo de palavra para escontê-la. Diga ao Ministério da Justiça dos Estados Unidos da America do Norte que é preciso ler e responder ao relatório do Senado sobre tortura.

Tortura é um  crime e ninguém pode se escusar de enfrentá-lo é o nosso papel  deixar isto claro. Se junte a nós contando esta história de tortura dos Estados Unidos da America do Norte e use o poder de sua voz pela justiça.

Noam ChomskyAtenciosamente,
Professor Noam Chomsky

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s