Fiquem preparados, vamos protestar, afundar o sistema pela justiça planetária do Clima

Fiquem preparados, vamos protestar, afundar o sistema pela justiça planetária do Clima

Cresce a mare, a America do Norte  apela por  acções de massas  para desligar  os sistemas econômicos e políticos que ameaçam a nossa sobrevivência”.

por

Tradução:  Tarcisio Praciano-Pereira
"Communities on the front lines of fossil fuel extraction are fighting back," said Ahmed Gaya, an organizer with Rising Tide Seattle. (Photo courtesy of Rising Tide North America)

“As comunidades em luta nas linhas de frente da extração de combustíveis fósseis estão forçando o retrocesso , disse Ahmed Gaya, um organizador com Rising Tide Seattle. (Photo courtesia de  Rising Tide North America)

Começando c om as areias betuminosas de Alberta e seguindo para  o Porto de Seattle  as comunidades da zona da explosão de trens de petróleo, os organizadores na América do Norte estão pedindo uma onda de resistência” para encerrar os sistemas econômicos e políticos que ameaçam a nossa sobrevivência “.

Sob a bandeira  “inundação do Sistema“, o anúncio foi apresentado nesta quarta-feira pelo Rising Tide North America (Crescendo a Mare na America do Norte)parte duma rede internacional de justiça climática. As ações de massa, previstas para setembro e novembro, estão programadas para serem levadas às negociações climáticas das Nações Unidas COP21 programadas para terem lugar em Paris, em novembro e dezembro.

Os organizadores dizem que eles estão alvejando o encontro internacional, a fim de destacar exatamente o que não está funcionando. [O] Convenção-Quadro da ONU sobre Mudanças processo Climáticas (UNFCCC) foi cooptado por interesses das chamadas elites e quaisquer resultados em Paris serão insuficientes para resolver significativamente a crise climática e garantir a justiça para a maioria dos povos do mundo, declara um comunicado de imprensa.

Mas a verdadeira meta vai muito além de qualquer evento ou instituição. “Nós precisamos de limpar  as verdadeiras causas da mudança climática: capitalismo, a supremacia branca, o patriarcado e o colonialismo“, diz o grupo de chama pela ação. Estes sistemas, capitalismo, a supremacia branca, o patriarcado e o colonialismo,  permitem a dominação de pessoas e da Terra. Eles colocam os ganhos da chamada elite na frente do bem-estar das nossas comunidades.

Precisamos erradicar  as causas da mudança climática, capitalismo, a supremacia branca, o patriarcado e do colonialismo.
—Rising Tide North America (Crescendo a Mare na America do Norte)
Assim como as pessoas de todo o mundo se mobilizam e exigem mudanças significativas nas conversações em Paris, destacam os movimentos de  base, Flood do Sistema  (Inundar o Sistema) será o palco de acções directas em toda a América do Norte.

Enfermeira Sandy, organizadora da seção da cidade de New York do  Rising Tide (Crescendo a Mare), disse ao jornal eletrônico Common Dreams que a rede, (Crescendo a Mare),  está conclamando as pessoas a planejar suas próprias ações a nível local e regional e coordenar continentalmente através conselhos de base formados a partir de  grupos de afinidade que se reúnem em torno dum propósito comum. A enfermeira disse que por enquanto as ações ainda não foram tornadas públicos, há um monte de idéias,  grupos podem bloquear trens de petróleo, eles podem bloquear a produção  de combustíveis fósseis“.

Organizadores nos EUA e  Canadá estão levando  “conversas iniciais” com grupos no México sobre as ações coordenadas.

Se ações passadas representarem alguma coisa, Inundando o Sistema ( Rising Tide North America) fará um grande reboliço “com grupos do México sobre as ações coordenadas.

Rising Tide Seattle (Crescendo a Mare de Seattle) é uma das organizações por trás da série protestos  da semana passada e de açõesdiretas por terra e marpara protestar contra a frota de perfuração no ártico da Shell Oil chegando ao Porto de Seattle.

Além disso, muitos daqueles que organizam Inunde o Sistema estiveram envolvidos no ano passado nas manifestações envolvendo mais de 400.000 pessoas na marcha  Popular Clima de março, em Nova York, pelo clima,  seguido pelo “Flood Wall Street” (Inundando Wall Street) com demonstrações  de bloqueio com ficar sentados nas ruas  com a participação de milhares de pessoas no distrito financeiro da baixa de Manhattan o centro do capitalismo global.

Os organizadores dizem que a inundação Sistema olha para outros movimentos em busca de inspiração, especialmente aqueles liderados por trabalhadores de baixa renda, imigrantes e comunidades que respondem a brutalidade policial,” com muitos dos organizadores do Rising Tide (Crescendo a Mare) diretamente envolvidos, ou aliados  com, estas várias lutas“.

Há uma sensação de que há tanta coisa acontecendo agora que é nos faz sentir mais poderosos e capacitados a partir da base “, disse Nurse.” As pessoas estão expressando raiva, tomando as ruas, perdendo o medo, e muito ativadas de uma forma que tem capturado a imaginação de todo o país e muitos lugares ao redor do mundo“.

“As comunidades nas linhas de frente da extração de combustíveis fósseis estão forçando a coisa correr  para trás “, disse Ahmed Gaya, um organizador do Rising Tide Seattle (Crescendo a Mare de Seattle), em um comunicado.A partir de Seattle, de  Alberta, de  Appalachia, as pessoas estão organizadas em oposição à extração, e tomando  medidas para eliminar  os sistemas da condução da crise“.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s