Legalização da maconha e seu efeitos negativos sobre carteis mexicanos de droga

Tem um bocado de razões para se apoiar legalização planta, mas agora acrescente mais uma

No estado de Sinaloa, no México, os agricultores do “Triângulo de Ouro” que já produziu os mais conhecidos gangsters e também maiores plantadores de maconha dizem que vão parar de parar de plantar a plantinha uma vez que o preço caiu de 100 dólares o quilo para 25 dólares depois que a planta foi legalizada nos Estados Unidos da America do Norte. Já não vale mais a pena, dizem eles e acrescentam, “oxalá os americanos parem com esta legalização”.

Vários estados no México podem ser considerados  estados arruinados porque os carteis de droga ficaram fora de controle neles. O páis como um todos está na  emergência. Um  pistoleiro de um dos carteis afirmou que já havia morto  800 pessoas e depois perdeu a conta.

Impedindo que dinheiro chegue até estes carteis seria um passo na direção correta.

As estradas da droga do México para dentro dos Estados Unidos

As estradas da droga do México para dentro dos Estados Unidos

O movimento gradual de legalização da plantinha, nos Estados Unidos da America vem dando um pau seguro no bolso  dos carteis.   Está sim ferindo os carteis.  Os tais carteis são organizações criminosas que levam em torno de 40% de suas entradas da venda de maconha nos Estados Unidos da America do Norte, diz Nelson.

https://www.dailykos.com/story/2014/05/18/1300289/-Marijuana-legalization-hurting-Mexican-drug-cartels?detail=emailclassic

Eles estão perdendo a habilidade de levar maconha para dentro dos Estados Unidos (Nota do tradutor: até mesmo porque agora é legal plantar maconha em alguns dos estados dos Estados Unidos da America ) Em 2012 um estudo do Instituto Mexicano de Competividade chegou à conclusão de que a legalização da plantinha nos Estados Unidos da America do Norte iria acabar com 30% do mercado dos carteis mexicanos.

Mapa da legalização

Mapa da legalização – verdes livre uso, vermelho livre para uso medicinal (eu estou doente e vou prós States)  – amerelo os estados em que uma votação se espera para breve com as pesquisas apontando favoravelmente pela aprovação.

Segunda-feira, 19 de maio de 2014  13:49 PT: um casal observou-me que os carteis iriam simplesmente mudar de negócio – passar para heroina.
Entretanto as estatísticas dizem que   60,000 são usuários diários sendo 1 milhão de usuários ocasionais  de heroina.
Em comparação entre  22 milhões 25 milhões  é a estimativa de usuários da plantinha.  Também há cerca de
2.5 milhões  usuários por razões médicas.  Então uma lógica simples se impõe, o efeito dos usuários de heroina é menos significativo do que dos milhões de usuários da plantinha.

Leia mais:

https://www.dailykos.com/story/2014/05/18/1300289/-Marijuana-legalization-hurting-Mexican-drug-cartels?detail=emailclassic

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s