Jogos indígenas em Palmas servem para cobrir o desrespeito que sofrem os índios

Cerca de uma dúzia de manifestantes protestaram contra os 14 milhões de dólares gastos, dinheiro oriundo de diversas fontes do governo assim como das Nações Unidas que poderia ser melhor gasto para garantir um futuro adequado para as nações indígenas que se debatem na fronteira da pobreza.

Narube Werreria disse que o evento é na verdade uma capa custosa para cobrir a real situaçãp das nações indígenas do Brasil; “o governo está usando o evento para para tapar nossdos olhos sobre tudo que acontece aqui”. ela funcionaria pública que pertence a tribo Karaja cujas terras se encontram próximas de Palmas, e acrescentou, “nem tudo aqui está bem”.

Se estima que antes da invasão dos brancos “colonizadores”, havia entre 3 a 5 milhões de índios vivendo no Brasil dos quais hoje existem cerca de 0,5% num país de 200 milhões de habitantes.  Eles enfrentam uma verdadeira guerra de discriminação e enfretamento com a chamada “indústria agrícola” que avançam de forma ilegal sobre as terras dos índios. Neste momento o Congresso do Brasil tenta aprovar mais uma “reforma da Constituição” que tornaria mais “ágil” a definição do que são terras indígenas, extamente num Congresso dominado pela “indústria agrícula” num claro atentado que até as fábulas de La Fontaine já denunciavam “com as raposas assumindo a guarda do galinheiro” que entregar o cuidado com as terras indígenas a um grupo de dominado pela chamada “indústria agrícula”

No Brasil, diz o Cacique Doran, um lider das tribus Tupi, “as plantagens de soja são tratadas de forma mais beningna que os índios”.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s