Proteção à saúde no uso do computador

Se você usar alguma distribuição de Linux, você pode instalar um relógio muito primitivo, mas terrivelmente avançado que é osdclock. Aqui vou mostrar-lhe como montar um script que chama este relógio a intervalos que você pode determinar  lembrando-lhe que deve se sair um pouquinho da frente do computador.

É primitivo porque ele precisa ser ativado para funcionar por um outro programa, quer dizer, ele é um módulo que oferece um relógio para ser usado por outros programas.

É avançado porque tem uma grande quantidade de parâmetros que o podem ser chamados
para alterar o seu funcionamento.

Defina as duas funções

function relogio(){
osd_clock -d20 -H2 -s4  -o250 -f “-*-times-bold-r-normal–45-*-*-*-*-*-*-*”
}

function verifica(){
SERVICE=$1
ps -a | grep -v grep | grep $1 > /dev/null
result=$?
echo “exit code: ${result}”
if [ “${result}” -eq “0” ] ; then
echo “`date`: $SERVICE service running, everything is fine”
else
/home/tarcisio/bin/relogio
fi
}

e as coloque na sua biblioteca de funções Bash.

A função verifica() tem duas  utilidades:

  1. chamar o relógio
  2. verificar se o relógio já foi chamado, e neste caso não chama outra vez

Eu tenho as minhas funções do Bash todas colocadas num diretório que chamo “bin” que está na raíz do minha área de trabalho, portanto o caminho completo para as minhas funções Bash é /home/tarcisio/bin  mas como este pedaço de caminho já incluído na variável PATH do meu sistema, eu não preciso incomodar-me com o caminho completo.

Instale osd_clock. Em Debian e distribuições derivadas de Debian, o método é

sudo apt-get install osdclock

Quando eu chamar

verifica

o sistema conseguirá encontrar esta função na localização acima.

Agora inclua em .bashrc a linha

verifica osd_clock &

e o sistema irá estampar na tela, a cada 30 minutos um aviso que no  meu caso é apenas a hora em letras grandes, para incomodar-me mesmo, lembrando-me que devo me  levantar e sair um pouco do computador.

rekogio

Um aviso para sair da frente do computador

 

Você pode alterar a função, ou melhor, os parâmetros da função relógio, para obter outros efeitos e para isto consulte

info osd_clock

e com paciência você vai obter o que desejar.

Deixe uma resposta

