Formas contemporâneas da luta de classe

Um artigo de Tatiana Khabarova de janeiro de 2000.

Foi colocado online na área da Artigos o texto «Formas contemporâneas da luta de classes», por Tatiana Khabarova.

Em resumo, Tatiana Khabarova, diz “Nesta guerra, na presente etapa, sofremos uma derrota brutal, catastrófica. Porém, uma das principais razões dessa derrota foi  exactamente o facto de os dirigentes soviéticos, antes do período de Gorbatchov, não terem sido capazes de identificar oportunamente tudo o que estava a acontecer precisamente como uma nova guerra  mundial apesar de os próprios norte  americanos, em geral, nunca terem feito esforços particulares para esconder tal facto.
Mas absolutamente incompreensível é a circunstância de as nossas actuais «forças de esquerda» se recusarem categoricamente a reconhecer esta guerra evidente como uma guerra apesar de viverem há quase uma década no território da sua Pátria de facto ocupado, sob o poder de colaboracionistas declarados, de regimes quislingnistas.
Como poderá formar-se uma Resistência se não há sequer uma compreensão clara do que aconteceu? E mais acontecerá se continuarmos passivamente a procurar factores «internos
» da catástrofe, quando é preciso repelir o inegável e fatalmente perigoso expansionismo estrangeiro.  Todavia, os nossos «marxistas» asseveram obstinadamente que a mudança de regime social no país só poderá acontecer em resultado de determinados processos
internos. Em que consiste o erro de semelhantes juízos?  Eles não distinguem a destruição mecânica do regime social existente da transição  para outro regime sob a acção de uma determinada lei histórico-objectiva.

 

Anúncios

Um pensamento sobre “Formas contemporâneas da luta de classe

  1. Pingback: Formas contemporâneas da luta de classe | Matemática em Sobral | METAMORFASE

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s