O DESMONTE DA REDE E SERVIÇOS DE ATENDIMENTO À MULHER VÍTIMA DE VIOLÊNCIA

No carnaval do Rio, uma mulher foi assediada a cada 4 minutos. A cada hora, 17 mulheres procuram delegacias para registrar algum tipo de violência no estado. Todos os dias, Tribunal de Justiça recebe 118 casos de lesão corporal contra a mulher. Mesmo assim, desde 2015 a rede de atendimento a essas mulheres vem sendo desmontada pelo governo do estado.

O DESMONTE DA REDE E SERVIÇOS DE ATENDIMENTO À MULHER VÍTIMA DE VIOLÊNCIA

Dos quatro centros especializados que proporcionam atendimento jurídico, psicológico e social a mulheres vítimas de violência, apenas um segue funcionando – mesmo assim, de maneira bastante precária: hoje, ele está sem os serviços de limpeza e segurança, e conta com apenas uma coordenadora, uma advogada e duas psicólogas para atender todas as mulheres fluminenses que procuram ajuda.

O orçamento anual para manter esses e outros serviços atrelados a Subsecretaria de Políticas para as Mulheres é de aproximadamente R$ 3 milhões, valor relativamente baixo para equipamentos tão importantes – em 2016, o estado gastou o dobro com aluguel de vagas de estacionamento, por exemplo.

O responsável por garantir que esses serviços não sejam fechados é o atual secretário de Ciência, Tecnologia, Inovação e Desenvolvimento Social, Pedro Fernandes (PMDB), que sinalizou internamente que pretendia colocá-los em pleno funcionamento até o fim de março, mas não o fez até agora.

Por isso, nesse mês de luta das mulheres, temos que nos unir e enviar milhares de mensagens a Pedro Fernandes exigindo a manutenção da Rede de Serviços de Atendimento à Mulher. Privar as vítimas de atendimento integrado, especializado e humanizado é uma forma de violentá-las pela segunda vez.

Envie sua mensagem ao secretário agora!

Anúncios

Um pensamento sobre “O DESMONTE DA REDE E SERVIÇOS DE ATENDIMENTO À MULHER VÍTIMA DE VIOLÊNCIA

  1. Pingback: O DESMONTE DA REDE E SERVIÇOS DE ATENDIMENTO À MULHER VÍTIMA DE VIOLÊNCIA | Matemática em Sobral | METAMORFASE

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s