Dimensão e percepção

Restrição de memória ou ampliação do aprendizado

Restrição de memória ou ampliação do aprendizado

No meu livro, “Prisioneiros da Terceira Dimensão” eu fiz uma
incursão na Psicologia, mesmo com uma observação de que era uma intrusão. Nós matemáticos temos
a ousadia de invadirmos os diversos campos do conhecimento porque todos eles nos convidam
para produzirmos os modelos que eles precisam o que termina nos dando uma sensação absurda de que
nós entendemos de tudo.

Em tempo, você não precisa comprar o meu livro, se comprar fico lisonjeado, você pode ler a versão
preliminar publicada aqui.

Então é preciso ter cuidado com o que estou dizendo aqui, sou um leigo falando de Psicologia e
até posso dizer alguma bobagem. Por outro lado, como vivo fazendo ciência, sou um cientista
por profissão, eu não posso temer (como não podemos temer o golpe e sim enfrentá-lo e derrubá-lo)
ante a possibilidade de errar. A ciência foi feita a partir de erros que foram sendo corrigidos.
O que é preciso é manter esta nota em tudo que se escreve para alertar a leitora de que a autoridade
precisa ser contestada, qualquer que seja ela.

É a contestação que abre as perspectivas, como diz o historiado Zinn, autor da História Popular dos Estados
Unidos da América do Norte. Na verdade ele incitava à desobediência e ao questionamento.

Voltando ao assunto, eu quero discutir dimensão, da Matemática, e sua aplicação em Psicologia. Pode?

No meu livro eu dou um exemplo, dum grupo de crianças por quem passa um adulto. Depois questionadas se
viram o cara passando, respondem uníssonas: não!

Não o viram porque ele não tinha registro na memória das crianças, não era um adulto que se encontrasse
dentro do seu banco de dados, memória. Se uma criança, passar, mesmo que desconhecida, será observada e
se lhes perguntarem se a viram passar, algumas crianças, pelo menos dirão que sim!

É que outra criança é um dado potencial para a memória duma criança, ao passo que um adulto é um ser
alienígena que somente entra na memória se houver permissão explicita: parentes, amigos.

Como se expande o conhecimento?

Tem a ver com a teoria do conhecimento, como pensamos. Nosso cérebro é um computador, como o cérebro das
formigas também é! Todos os seres vivos são inteligentes e tem uma cérebro que em parte é semelhante, dotado
duma unidade lógica que serve para discernir entre verdade e falso, que você pode traduzir como SERVE,
NÃO SERVE, ou qualquer outro par de opostos semelhantes. No exemplo da criança, ele analisa o adulto que
passa e decide se lhe LHE-SERVE ou se NÃO-LHE-SERVE, e no segundo caso descarta uma informação que não
é útil.

Mas é com registros de novos dados que a inteligência se aprimora, e isto nos torna diferente das formigas,
assim como de muitos outros seres vivos, nós temos uma capacidade maior de registros na memória e portanto
temos uma gama maior, faixa de aceitação. Temos inclusive uma capacidade de expansão de nossa memória que
se, devidamente planejada e elabora, pode nos levar a um conhecimento maior e mais intenso.

E aqui somos não somente diferentes das formigas mas também um dos outros. Quem elabora mais em cima de sua
memória e de sua unidade lógica, pode ir mais longe no conhecimento. Mas se preferir fazer mais ginástica
física também pode ir mais longe como ginasta o que não impede que ginastas também possam
ir longe mentalmente,
apenas não é comum …

Obviamente, também não é comum que os que se dedicam a fazer ginástica mental também consigam ir longe
fisicamente e serem ginastas importantes …

A indecência latente na desigualdade social

Então, o nosso conhecimento esta preso a uma quantidade maior ou menor de informações sobre as quais a nossa
unidade lógica trabalha. Quem tiver mais informações, compreende mais coisa e será capaz de aprender também
mais coisas. É isto que torna dramática as restrições numa sociedade de desigualdades, a maioria irá,
necessariamente e injustamente, ficar para trás por falta de oportunidades no processo de desenvolvimento.

Assim que é conhecido dos profissionais da saúde, que a criança embrionária ainda na barriga da mãe, se
benéfica ou ou perde benefícios dependo da alimentação e dos outros processos em que viver a mãe,
se fuma, se convive com quem fume, se bebe álcool ou se vive com quem beba, se tem uma boa alimentação,
e também se tem acesso ou não ao conhecimento. A frase comum é bem característica: filho de carpinteiro vai
terminar carpinteiro
. Substitua “carpinteiro” pelo que você quiser.

A dimensão, na Psicologia, é a quantidade de informações que você tiver.

Vou lhe dar um outro exemplo, bem simples. José, por razões que não interessa na narrativa, viaja para
Tóquio onde se encontra nas ruas com um conhecido, o MaToFu Namaro. Os dois se cumprimentam e até conversam
um pouco, Matofu fala um português carregado, mas os dois se compreendem. Se despedem e o José segue
passeando pelo centro de Tóquio, segue na direção oposta de Matofu quando repentinamente se encontra
com AlToFu Namaro que cumprimento, novamente, efusivamente e até lhe explica da estranheza de voltar
a encontrá-lo ainda agora de manhã, uma vez que se haviam afastado em direções opostas. Pra começar,
AlToFu balança a cabeça porque não entende nada, nadinha de português, mas de repente, fica rindo e
explica, em inglês: well, you know my brother, Matofu, which come back from Brazil. Is’nt it?

AlToFu entende mal esta história, já é o quarto brasileiro que ele encontra nas ruas de Tóquio que o
confundem com Matofu e ele absolutamente não vê nenhuma razão para esta confusão, eles são
tão diferentes os
dois! É um problema dimensional quando um brasileiro chega em Tóquio e acho que todo mundo é igual!

#ForaTemer

Prisioneiros da Terceira dimensão e para marcar, #ForaTemer o traidor da pátria (um deles).

Você vai entender isto muito bem porque também tem o que ver com a nossa prisão tridimensional,
que no
meu livro
, eu explico porque a Geometria Euclidiana nos condiciona e nos impede de compreender porque
temos dificuldades de entender que a interseção de dois planos, na quarta dimensão, pode ser um ponto.

\sum_{n=1}^\infty {1\over n^2} = {\pi^2\over 6}

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