Juristas e o caso Lula

Eu não li o livro e nem pretendo lê-lo até porque não tenho dúvidas a respeito do que vem acontecendo então não me interessa sua leitura, mas para quem tem dúvidas a respeito de que Lula seja um prisioneiro político se trata duma leitura obrigatória.

São 103 juristas brasilelros que produziram os capítulos do livro
cuja resenha lhe apresento a seguir logo abaixo, em seguida, após a resenha, você pode ler os nomes dos autores de cada um dos capítulos do livro.

Comentários a uma sentença anunciada: o Processo Lula” é talvez o mais importante documento jurídico publicado no Brasil em décadas. A presente coletânea de artigos nasceu de um movimento espontâneo e bastante significativo de juristas brasileiros que examinaram cuidadosamente a sentença proferida no âmbito do processo que tramitou na 13ª Vara Federal de Curitiba, no caso que ficou conhecido na mídia como o do “tríplex do Guarujá”. Para além do caráter inédito da condenação criminal de um ex-Presidente da República em circunstâncias políticas em tese não comparáveis às das ditaduras brasileiras do século passado, a sentença, que em larga medida era aguardada como desfecho não surpreendente deste processo criminal, provocou imediata reação entre os que a leram comprometidos unicamente com o propósito de tentar entender os motivos pelos quais Luiz Inácio Lula da Silva está sendo punido pela prática dos crimes de corrupção passiva e lavagem de ativos de origem ilícita. A certeza da condenação era fato. Admiradores e opositores do ex-presidente sabiam que não haveria outro veredito. A dúvida residia em conhecer as razões da condenação, exigência normativa da Constituição de 1988 que, pelas inevitáveis repercussões políticas do mencionado processo, mostraram o acerto do Constituinte de 1987-1988 ao elevar a fundamentação das decisões ao patamar de garantia constitucional do processo. A probabilidade de condenação do ex-presidente Lula e a sua confirmação são muito mais do que meras convicções de um processo bastante problemático sob qualquer ângulo. O leitor tem consigo mais do que a obra de cento e vinte e um autores, retratada em cento e três artigos que submetem todos os aspectos da longa sentença ao criterioso exame que a ciência penal, o direito constitucional e outras áreas do saber consideram fundamentais para afirmar o Estado de Direito no Brasil.

“Comentários a uma sentença anunciada: o Processo Lula” é uma espécie de Carta Compromisso com a Cidadania, a Democracia e o Estado de Direito.

Os autores de cada um dos capítulos do livro:

Óscar Guardiola-Rivera. Álvaro de Azevedo Gonzaga. Beatriz Vargas Ramos. Carol Proner. Gisele Ricobom. Charlotth Back. Cristiane Brandão. Eder Bomfim Rodrigues. Fernando Hideo I. Lacerda. Flavio Crocce Caetano. Francisco Celso Calmon. Gabriela Shizue Soares de Araujo. Gisele Cittadino. João Paulo Allain Teixeira. Gustavo Ferreira Santos. Marcelo Labanca Corrêa de Araújo. João Ricardo W. Dornelles. João Vitor Passuello Smaniotto. Décio Franco David. Jorge Bheron Rocha. Paula Saleh Arbs. José Carlos Moreira da Silva Filho. José Francisco Siqueira Neto. Juarez Tavares. Ademar Borges. Juliana Neuenschwander. Marcus Giraldes. Juliana Teixeira Esteves. Carlo Cosentino. Laio Correia Morais. Vítor Marques. Lenio Luiz Streck. Marcelo Ribeiro Uchôa. Inocêncio Rodrigues Uchoa. Marcio Sotelo Felippe. Marcio Tenenbaum. Margarida Lacombe Camargo. José Ribas Vieira. Maria Cristina Vidotte Blanco Tarrega. Samira Andraos Marquezin Fonseca. Maria Goretti Nagime Barros Costa. María José Fariñas. Martonio Mont’Alverne Barreto Lima. Nasser Ahmad Allan. Otávio Pinto e Silva. Paulo Petri. Fabiano Machado da Rosa. Pedro Pulzatto Peruzzo. Tiago Resende Botelho. Ricardo Franco Pinto. Roberto de Figueiredo Caldas. Ricardo Lodi Ribeiro. Rosa Maria Cardoso da Cunha. Ruben Rockenbach Manente. Sergio F. C. Graziano Sobrinho. Tania Oliveira. Tarso Genro. Tatyana Scheila Friedrich. Larissa Ramina. Valeir Ertle. Weida Zancaner. Celso Antônio Bandeira de Mello. Wilson Ramos Filho. Ricardo Nunes de Mendonça. [Autores de Capítulo]

E você pode baixar o livro daqui pois decidiram deixá-lo livre para leitura

Comentários sobre um caso de Lawfare

Eu não li o livro e nem pretendo lê-lo até porque não tenho dúvidas a respeito do que vem acontecendo então não me interessa sua leitura, mas para quem tem dúvidas a respeito do prisioneiro político se trata duma leitura obrigatória.

Fora ​com vádio do traira!
Vamos derrubá-lo agora em​ 2018 ainda para comemorar Tiradentes
Tarcisio

#ForaTemer

Prisioneiros da Terceira dimensão e para marcar, #ForaTemer o traidor da pátria (um deles).

Um pensamento sobre “Juristas e o caso Lula

  1. Pingback: Grupo de Risco | Matemática em Sobral

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s