Exercícios de revisão da integral e da derivada.

Eu estou num projeto que está se alongando muito mas que espero que venha a ser concluído, que é reescrever os livros de Cálculo que eu escrevi, um deles na companhia dum colega de Maringá, mas reformulando muito coisa e penso que produzindo um livro de Cálculo agradável.

Não é que os livros de Cálculo sejam desagradáveis, alguns até o são, mas é possível inverter certos processos e eu estou apostando nisto. Por exemplo, a continuidade é uma das travas dos cursos de Cálculo e foi objeto do chamado Cálculo de Harvard que recebeu muitas críticas pela sua tentativa. Eu acho que encontrei uma forma para contornar este problema sem fazer com que a continuidade desaparecesse do texto.

No processo de construção do livro, eu estou usando como fio condutor as listas de exercícios porque elas testam a organização da teoria. Estou usando a minha página de ensino de Cálculo na Universidade Estadual Vale do Acaraú e nela inserindo as listas de exercícios que ficam dentro deste novo projeto. E é um projeto novo!

Agora construí uma lista recente, e vou intensificar a produções destas listas dentro da perspectiva de que elas me ajudem na formulação da teoria. As listas de exercícios se tornam o objetivo da teoria.

Ofereço a lista mais recente . Eu vi agora que cometi um erro de organização na página, este link deveria estar n’outra posição de modo que fosse acessível a quem chegasse na página de Cálculo.

Corrigido! Mas também deixei ativo o link acima para quem chegar na página através desta nota.

As soma de Riemann são um processo de aproximação das integrais. Elas são longe de ser uma forma otimizada de fazer esta aproximação mas são elas a única forma de conseguir obter o valor exato da integral dos polinômios.
Esta imagem foi feita à mão, usando o xfig que é um editor de imagens e eu espero que ela retrate bem o que é uma soma de Riemann

Sejam bem-vind@s ao meu projeto.

Tarcisio Praciano-Pereira

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.